fbpx

10 Cidades para visitar na Serra Gaúcha

As belezas naturais da Serra Gaúcha encantam milhares de visitantes todos os anos. Sua paisagem é composta por florestas de Araucárias, belas cachoeiras, vales, rios e cânions de tirar o fôlego.

Por isso é um destino muito procurado por viajantes que buscam belezas naturais, boa gastronomia e um povo hospitaleiro.

Onde fica a Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha fica a cerca de duas horas de Porto Alegre, e após Após desembarcar no Aeroporto Salgado Filho, são diversas as opções disponíveis para chegar até o destino final. Alugar um carro, ônibus ou transfer são algumas das opções para chegar em seu caminho.

Principais cidades para se visitar

Quando se fala em Serra Gaúcha, algumas cidades já vem em nossa mente, e aqui falaremos sobre as melhores cidades que podem ser visitadas nessa região. Todas contendo uma cultura, paisagem e gastronomia única.

Vídeo: Veja essa vídeo do transfer de Porto Alegre para Gramado!

1. Gramado

Gramado é um dos destinos mais visitados do Brasil e, portanto, a cidade mais famosa da Serra Gaúcha.

Graças ao clima ameno e à arquitetura européia, influenciada pela colonização alemã e italiana, a cidade faz muito sucesso, principalmente no inverno, e por isso ainda mais acolhedora.

Veja mais sobre o clima de Gramado AQUI

Da mesma forma, Gramado é um dos principais polos de ecoturismo do Brasil.

Um grande problema ao visitar Gramado é não saber por onde começar, já que a cidade possui mais de 30 pontos turísticos. Portanto, quem pensa que vai relaxar deve resistir a tantas opções atraentes.

Aqui você encontra parques, Lago Negro, museus, igrejas, Palácio dos Festivais, Rua Coberta e para quem gosta de fazer compras, não irá se decepcionar.

Assim como a vizinha Canela, a gastronomia de Gramado merece ser experimentada de diferentes formas.

Venha para Gramado e economize!

Aqui em Gramado temos o Prime Gourmet, um aplicativo de descontos ótimo sua viagem! Nesse aplicativo você paga um Prato/Passeio e recebe DOIS!

Entrada de Gramado
PH e Andy na entrada de Gramado

2. Canela

Depois de Gramado, Canela é a cidade mais famosa e visitada da Serra Gaúcha. A magia começa antes mesmo de chegar na cidade, você pode apreciar a bela paisagem no caminho.

Porém, por ser menos popular, tornou-se uma ótima opção para quem quer descobrir todos os encantos da região, mas quer encontrar mais sossego.

Não faltam belezas naturais, parques e atrações turísticas que vão encantar todos os visitantes.

A principal atração de Canela é o Parque Estadual do Caracol, um dos locais mais visitados da zona sul!

A gastronomia certamente agradará a todos os visitantes, pois aqui você encontra diversas variedades de refeições. Desde deliciosos grelhados gaúchos, café colonial, fondue, massas e muito chocolate caseiro.

Catedral de Pedra em Canela
Catedral de Pedra em Canela

3. Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é uma das cidades mais famosas da Serra Gaúcha e está localizada a 109 quilômetros da capital gaúcha.

A cidade fica a 600 metros acima do nível do mar e é um dos passeios imperdíveis da Serra Gaúcha.

No entanto, é menos popular que Gramado e Canela, mas isso não significa que seja menos interessante de visitar.

Se tiver oportunidade, visite o Vale dos Vinhedos e o Vale do Rio das Antas. Mas definitivamente dê uma volta na Maria Fumaça.

A cidade oferece de grandes experiências gastronômicas a roteiros culturais. Para deixar sua viagem ainda mais interessante, não deixe de conhecer os Caminhos de Pedra!

Um roteiro onde você pode conhecer as colônias italianas em Bento Gonçalves, já que a cidade também tem uma forte base histórica de italianos.

A Serra Gaúcha é a maior região vinícola do país e 60% está em Bento Gonçalves. Aqui encontrará dezenas de vinícolas, por exemplo as maiores do país, como a Casa Valduga e a Miolo.

Ao mesmo tempo, o frango é um prato tradicional da gastronomia, sempre acompanhado de macarrão ou polenta. Um verdadeiro prazer.

Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves
Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves

4. Antônio Prado

Antônio Prado é a cidade mais italiana do Brasil, e só por isso já vale a visita. A cidade foi fundada em 1899 e grande parte da população é formada por descendentes de italianos que mantêm viva a língua italiana até hoje.

A massa é a base da gastronomia local, que deu nome ao maior evento da vila, a Festa Nacional da Massa – FenaMassa.

Junto com a cultura e os costumes da imigração italiana, o centro da cidade possui um grande centro histórico preservado com casas de madeira.

Além disso, Antônio Prado possui o maior e mais completo conjunto arquitetônico da colonização italiana no Brasil.

Entrada de Antônio Prado na Serra Gaúcha
Entrada de Antônio Prado

5. Cambará do Sul

Para os amantes de aventura, Cambará do Sul é parada obrigatória. A cidade fica a 180 quilômetros de Porto Alegre, bem na divisa com Santa Catarina. Dessa forma, é a porta de entrada para o Parque dos Aparados da Serra.

A cidade se destaca por possuir o maior conjunto de cânions da América do Sul. Um verdadeiro espetáculo da natureza. Então não deixe de se hospedar em um dos incríveis hotéis fazenda da região.

Cercados por cachoeiras, rios, mata atlântica e araucárias, os cânions de Cambará do Sul têm aproximadamente 900 metros de altura e 8 quilômetros de extensão.

Com certeza forma uma das mais belas paisagens do país. Por isso, Aparados da Serra é parada obrigatória para os turistas que podem visitar o Cânion do Itaimbezinho, outro cartão-postal de Cambará do Sul.

Cânions de Cambará do Sul na Serra Gaúcha
Cânions de Cambará do Sul

6. Garibaldi

Assim como Bento Gonçalves, Garibaldi é conhecida por suas vinícolas e deliciosos espumantes, só que a maioria das vinícolas está localizada na cidade.

É conhecida como a capital brasileira do espumante. Entre os pontos turísticos mais famosos da cidade estão a catedral, a vinícola Garibaldi, a vinícola Peterlongo, a vinícola Chandon e também a cervejaria Leopoldina.

A cidade de Garibaldi é muito tranquila e muito charmosa, com alguns casarões históricos que resistiram ao tempo.

Um dos passeios imperdíveis é o Maria Fumaça, que sai de Bento Gonçalves, onde grupos folclóricos tipicamente vestidos cantam e dançam ao som de músicas típicas italianas.

Centro de Garibaldi na Serra Gaúcha
Centro de Garibaldi

7. Nova Petrópolis

Nova Petrópolis é uma das cidades mais fofas da Serra Gaúcha, mas ainda é pouco conhecida pelos visitantes.

A cidade faz parte da Rota Romântica, rota que passa por 16 municípios do Rio Grande do Sul, com paisagens de tirar o fôlego.

Graças a isso, tem uma arquitetura distinta. Nova Petrópolis é, portanto, um ótimo programa para um passeio de um dia ou uma opção mais econômica para quem quer curtir um momento de tranquilidade.

A cidade é conhecida como o jardim da Serra Gaúcha porque suas ruas e praças estão sempre floridas. As grandes casas alemãs fazem parte do charme da cidade.

Nova Petrópolis também é conhecida como a cidade da malha porque possui diversas opções de malharias, inclusive um museu que conta sua história.

Centro de Nova Petrópolis na Serra Gaúcha

8. São Francisco de Paula

A cidade de São Francisco de Paula é uma das cidades imperdíveis da Serra Gaúcha para quem busca sossego, em contraste com as tendências de Gramado e Canela.

Não deixe de visitar o Parque das 8 Cachoeiras e o Parque das Cascatas.

É um ótimo lugar para caminhadas em total interação com a natureza!

Toda a área é de mata nativa, mas as trilhas são bem definidas e sinalizadas sem a necessidade de guia.

Lagoa em São Francisco de Paula na Serra Gaúcha
Lagoa em São Francisco de Paula

9. São José dos Ausentes

São José dos Ausentes é parada obrigatória para quem busca aventura e diversão no mesmo ambiente. Também abriga o pico do Monte Negro, o mais alto do Rio Grande do Sul e tem um dos climas mais frios da região.

O ambiente do lugar é incrível e você vai adorar a região!

Paisagem em São José dos Ausentes na Serra Gaúcha
Paisagem em São José dos Ausentes

10. Três Coroas

Três Coroas é famosa por abrigar o primeiro templo budista tradicional da América Latina e o maior templo tibetano da América do Sul.

O Khadro King Temple está localizado a cerca de 25 quilômetros de Gramado e é um dos roteiros ideais para um passeio de um dia.

Para quem gosta de aventura, o Raft Adventure Park tem diversas atividades para você e sua família!

É como o rafting em um percurso de 7 km pelas águas turbulentas do Rio Paranhana e uma tirolesa de 1200 metros de altura e uma descida de 70 km / 70 km . H.

Khadro King Temple na Serra Gaúcha
Templo budista em Três Coroas

Você pode gostar...

Economize até 50% em Gramado e CanelaCupom Prime Gourmet
+